sexta-feira, 30 de julho de 2010

Apenas ignorância.


Até onde vai a ganância do homem? A ignorância destes, realmente me deprime.
A única justificativa um pouco que, digamos aceitável, é a ganância. Pois o homem tem um propósito: destruir a natureza por sede de lucro. Ao menos é um porquê, que não concordo nem apoio, mas compreendo; compreendo que faz parte do conjunto de ignorância, falta de conhecimento e luxúria.
Mas o que mais me chateia são cenas como esta que agora, neste exato momento, está acontecendo. Não tenho certeza de como nomear esse ato tão superficial e complexo. Sim, complexo. Como a "diversão" de alguns pode ser tão imatura e inconsequente?
Vejo um terreno, poucas gramíneas e apenas umas árvores na lateral. Um lugar abandonado, sem dono, fundamento, futuro. Vejo fumaça. A fumaça subindo e, conforme desaparece no alto do céu, continua seguindo-lhe uma constante sequência que não parece querer parar. O vento a leva, mas não a detêm. Dói saber que essas fumaças, escuras e grandiosas, nos guardam uma vingança. Ficarão presas na atmosfera, se aliará à bem falada "camada de ozônio" e fortalecerão, com grande atração, o efeito estufa de que tantos ouvimos falar; e tão pouco parece as pessoas se importarem...
Amanhã, quem tacou fogo nesse lugar por total ignorância e sem nenhuma justificativa, sentirá mais calor. Meu desejo, de uma pobre mortal pecadora, é que este ser sofra com tamanho calor. Me desculpem a sinceridade, se for pecado Deus há de me perdoar. Mas hipocrisia em meus textos não são bem vindos, e, por mais frio pode parecer, continuarei em busca de falar a minha sinceridade.
Vejo o fogo se espalhando, meus olhos secos captam a imagem colorida desses "pedaços de fogos" e ficam cada vez mais molhados.
Vejo a chama liberando fumaça e esta sendo espalhada por outros horizontes, não só àquela parte. O vento a tráz para onde estou. Estou a uma distância suficiente para poder sentir o cheiro; o cheiro ruim, forte, desagradável. Tanto por realmente transmitir tal odor, mas também a importância que aplico a isso ajuda.
Pode você, leitor, rotular minhas palavras de dramáticas. Mas, para mim, o que estamos vivendo é um verdadeiro drama.
Nesse tempo em que escrevia, observei: o fogo aumentou e a fumaça escureceu.
Me pergunto, se não há objetivos para esse tipo de ação, e ainda assim insistem em interferirem, por que não de uma forma positiva? Mais interessante e significativo seria se plantassem uma árvore, não? Mas não... isso soa extremamente careta, infantil e utópico. Então me volto a perguntar: até onde vai a ignorância dos homens?


(Ano de 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário